terça-feira, 24 de agosto de 2010

Soluções

As melhores soluções possíveis para resolver o problema ambiental causado pelo plástico são a reciclagem, a incineração, a redução de produção e a degradação.

1) A redução de produção é a mais complicada delas, pois o plástico teria de ser substituído por outro material, e provavelmente o custo deste seria maior. Isso sem mencionar o choque que causaria na vida de muitas pessoas, pois as indústrias fabricantes do plástico empregam milhões de homens, assim, com a diminuição da produção, causaria uma taxa muito maior de desemprego.


 

2) A incineração pode ser considerada uma boa alternativa para solucionar a problemática causada pelo plástico se a energia liberada pela for aproveitada pela transformação em energia elétrica e se houver controle sobre a emissão de certos gases liberados. Mas mesmo assim a incineração liberará CO2, que intensifica o efeito estufa e alguns plásticos ao serem queimados liberam gases tóxicos, como é o caso do PVC, que libera HCl (ácido clorídrico) .

incineração do PVC:
                              calor
-(CH2CHCl)-n  -----> -(CH=CH)-n + HCl



3) Hoje existem plásticos biodegradáveis produzidos à base de biomassa, diferentemente do plástico normal, que é produzido à base de petróleo. Esses possuem uma estrutura química para que processos naturais permitam a degradação sem a intervenção humana ou são fabricados com a finalidade de diminuir o tempo de degradação dos polímeros sintéticos. A problemática do plástico biodegradável é o seu custo muito elevado, e não se tem a garantia de que a decomposição desse polímero será inofensiva para a natureza.

Plástico biodegradável à base de batata.


 
 4) A solução mais viável é a reciclagem. Esse processo envolve a reutilização do plástico usado e transformando-o em outro objeto. A reciclagem ajuda, mas não elimina os problemas ambientais. No Brasil 15% da coleta seletiva é composta por resíduos plásticos, mas mesmo assim 83,5% do plástico descartado não é reutilizado. Hoje existe também a política dos 3 R: redução do lixo produzido, a reutilização de tudo que for possível e a reciclagem.
Símbolo da reciclagem.

 

O plástico na água, no solo e no ar

  • Mais de 60% dos resíduos encontrados nas praias são plásticos. Eles poluem rios e mares, comprometendo a vida de animais aquáticos que frequentemente são encontrados mortos por ingestão desses polímeros, já que confundem com seu alimento. Esse material não é digerido, ou seja, fica no estômago do animal impedindo que se alimente.
         Além disso o plástico, após mais ou menos um ano em contato com a água e exposto ao sol, começa  a decompor-se e libera substâncias tóxicas, causando poluição adicional e mais uma vez arriscando a vida dos animais que vivem em rios e mares.

Tartaruga morta por ingestão de plástico




  • No solo, o plástico impede a permeabilização da água e do ar, tornando-os inférteis pela falta de degradação dos componentes e pela redução de vida e substâncias naturais, além de prejudicar os lençóis freáticos. Nas cidades, o acumulo de lixo nas ruas (grande parte composto por plásticos), tapa bueiros, causando enchentes transtornando a vida de todos que vivem nesta, destruindo casas, aumentando o trânsito e podendo causar doenças como a poliomilite pela água contaminada.

         Existe uma campanha iniciada pelo Ministério do Meio Ambiente chamada ''Saco é um saco'',que incentiva a diminuição do uso de sacolas plásticas e entre julho de 2009 e junho de 2010 ajudou a evitar 800 milhões de sacolas plásticas no Brasil. Têm mais informações no blog da campanha: http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/




  • Os plásticos contaminam o ar principalmente quando são queimados, que na realidade seria uma solução para diminuir a quantidade de plástico descartado, mas ocorre a liberação de gás carbônico e até de gases tóxicos.

A era do plástico

          O plástico está presente em quase todos os objetos que o ser humano utiliza no cotidiano, ele é essencial na atualidade. Hoje se produz 20 vezes mais do que há 50 anos, são mais de 150 milhões de tipos de plásticos produzidos todos os anos. ë um material barato e de grande durabilidade, e devido a isso causa um grande impacto ambiental, já que sua maioria não é biodegradável, . Os plásticos são em sua maioria polímeros sintéticos de origem petroquímica e podem demorar décadas ou até séculos para se decompor. Só no Brasil, cada família descarta aproximadamente 40 quilos de plástico por ano. Esses resíduos descartados poluem o solo, a água e o ar.

Plásticos descartados